Relacionados
A Meta, empresa que detêm as maiores redes sociais do mundo, lançou uma nova modalidade para o Facebook, Instagram e Whatsapp. A partir desta quarta-feira será possível adquirir planos pagos, com funcionalidades adicionais.
O anúncio foi feito no Instagram pela diretora de produtos da Meta, a Naomi Gleit. "E se subscrições pudessem dar-te mais das tuas aplicações?", pode ler-se na descrição da publicação.
Este é um importante passo para a empresa cumprir o seu objetivo de deixar de depender exclusivamente da publicidade e passar a ter uma fonte de rendimento própria.
As novas modalides vão chamar-se apenas "Instagram Plus", "Facebook Plus" e "Whatsapp Plus".
Os primeiros dois oferecem funcionalidades adicionais relacionadas sobretudo com a análise estatística e o acesso a um público mais vasto, por um custo mensal de 3,99 dólares (pouco menos de 3,50 euros).
Já o Whatsapp Plus, com um custo de 2,99 dólares mensais (pouco mais de 2,50 euros), foca-se mais na personalização, com stickers premium, toques personalizados e temas para a aplicação.
O anúncio no Instagram da Naomi Gleit explica ainda que o objetivo da empresa no futuro é agrupar todas as funcionalidades numa só: a Meta One.
Recorde-se que já em 2023, a Meta lançou funcionalidades pagas e sem publicidade para o Facebook e Instagram, com vista a cumprir a legislação da União Europeia sobre proteção de dados. Os utilizadores poderiam escolher entre uma experiência gratuita, mas financiada por publicidade, ou uma experiência paga e sem anúncios.