O calor que se esperava mantém-se, mas atenção: também é sinónimo de maior risco de incêndios.
O Algarve tem concelhos em perigo máximo e muito elevado de incêndio devido à previsão de temperaturas muito altas esta quinta-feira, a chegar aos 37 e 38 graus Celsius.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Loulé, São Brás de Alportel e Tavira em perigo máximo, com outros 10 concelhos de Faro com elevado a muito elevado. Também concelhos de Évora, Beja, Setúbal, Portalegre, Santarém, Coimbra, Viseu e Bragança registão perigo de incêndio, que se estenderá até sexta-feira.
O perigo de incêndio definido pelo IPMA tem cinco níveis: de reduzido a máximo. São calculados através da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
A temperatura mínima vai também acompanhar a subida, com valores próximos dos 20.ºC, as chamadas "noites de verão". Quinta e sexta-feira vão ser dias em que poderá notar algumas poeiras no ar, de acordo com o IPMA.
De acordo com o IPMA, a "temperatura manter-se-á elevada nos dias seguintes, contribuindo para uma possível onda de calor em algumas regiões, embora esteja prevista uma pequena descida no domingo, dia 24, devido a uma depressão isolada em altitude, cuja posição apresenta ainda elevada incerteza", depressão essa que poderá causar aguaceiros durante o fim de semana, com céu mais nublado.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha à regular ingestão de água, evitar a exposição direta ao sol, sobretudo entre as horas de maior radiação, entre as 11h00 e as 17h00, usar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e não ingerir bebidas alcoólicas.