Temperaturas até 36 graus coloca 14 distritos sob aviso amarelo e aumenta risco de incêndio

O IPMA e a Direção-Geral de Saúde já emitiram recomendações para se proteger do calor e da radiação ultravioleta.
Temperaturas até 36 graus coloca 14 distritos sob aviso amarelo e aumenta risco de incêndio

Catorze distritos estão esta quinta-feira sob aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido às temperaturas muito quentes.

Porto, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Coimbra e Braga estão com aviso amarelo até às 18h00 desta quinta-feira. Já em Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre e Beja, o aviso permanece até às 18h00 de sábado devido à continuação de valores elevados de temperatura máxima.

Com as temperaturas muito quentes vem o risco de incêndio: o distrito de Faro vai ter alguns concelhos, como Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, com risco máximo de incêndio até domingo, e várias regiões do país estão em risco muito elevado.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três, sendo emitido sempre que possa haver risco para atividades que dependem da meteorologia.

O IPMA prevê para esta quinta-feira a continuação dos dias de verão que se têm feito sentir devido à "cúpula de calor", com céu pouco nublado, mas intensificação do vento no litoral oeste a partir da tarde. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 e os 20 graus Celsius. Já as máximas, entre os 23 e os 36 graus Celsius.

Todos os distritos de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira estão esta quinta-feira em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta, mantendo-se assim até pelo menos domingo.

Já nos Açores, o risco é também muito elevado, à exceção das Flores e Corvo, com nível moderado.

O IPMA recomenda que a população evite o máximo exposição ao sol nas regiões em que o risco de exposição à radiação violeta é extremo. Já nas regiões com risco muito elevado, utilize óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt (de preferência branca), guarda-sol protetor solar com proteção mínima 30 e evite a exposição solar sobretudo de crianças.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha à regular ingestão de água, evitar a exposição direta ao sol, sobretudo entre as horas de maior radiação, entre as 11h00 e as 17h00, usar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e não ingerir bebidas alcoólicas durante os dias de maior calor.