A Rede Nacional de Expressos (RNE) acusou esta sexta-feira a FlixBus de estar a “criar e alimentar uma polémica para servir de publicidade gratuita” no âmbito do diferendo entre as duas operadoras sobre o acesso ao terminal de Sete Rios, em Lisboa.
Num comunicado, a empresa portuguesa garante que a operadora alemã pode aceder ao terminal “a todo o momento”, desde que respeite as regras do sistema de transportes expresso em Portugal e disponha das autorizações exigidas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
A RNE recorda que informou a FlixBus, no dia 22 de maio, da atribuição de capacidade para operação em Sete Rios, sublinhando que o acesso não está vedado, mas depende do cumprimento das condições legais em vigor.
Segundo a empresa, a reação da FlixBus ao processo “não corresponde à realidade” e traduz, na sua perspetiva, uma tentativa de criar conflito público para ganhos reputacionais.
A Rede Expressos vai mais longe e acusa a concorrente alemã de procurar uma posição dominante no mercado português, apontando exemplos de outros países europeus onde a FlixBus tem vindo a reforçar a sua presença.
Do lado da FlixBus, a empresa tem defendido que existe capacidade disponível no terminal de Sete Rios superior àquela que lhe está a ser atribuída, acusando a RNE de não cumprir decisões judiciais relacionadas com o acesso à infraestrutura.
O litígio entre as duas operadoras prolonga-se desde 2023 e envolve decisões da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, que determinou a concessão de acesso à FlixBus dentro dos limites da capacidade efetivamente disponível.
A disputa centra-se na utilização do terminal de Sete Rios, junto ao Jardim Zoológico de Lisboa, considerado um dos principais pontos de partida e chegada de serviços expresso na capital.