segunda-feira, 08 jun. 2026

Professora suspensa em Sintra após novas denúncias de humilhação a alunos. Está em curso um processo disciplinar

Os casos começaram a surgir após a denúncia dos pais de uma criança de 10 anos, que terá começado a procurar justificações para evitar as aulas com a professora.
Professora suspensa em Sintra após novas denúncias de humilhação a alunos. Está em curso um processo disciplinar

O caso da menina de 10 anos que revelou sinais de não querer estar na escola básica, em Sintra, não é único: desde a primeira denúncia dos pais da menina, surgiram mais relacionadas com outros alunos. A professora foi suspensa e foi aberto um processo disciplinar.

As denúncias que surgiram posteriormente revelam sinais de humilhação nos alunos, que estão já a ser ouvidos pelo agrupamento. "A minha filha era frequentemente ignorada nas aulas e chamada de mentirosa em frente aos colegas. Sempre que fazíamos uma viagem em família, a professora fazia comentários desagradáveis, num tom depreciativo", denunciou uma das encarregadas de educação à SIC Notícias, que já tentou contactar a Escola Básica das Serradas, sem sucesso.

Também o Ministério da Educação não respondeu ao pedido de comentário sobre o processo disciplinar.

Recorde-se que no início deste mês, foi feita uma denúncia ao mesmo canal de notícias, sobre uma menina de 10 anos que começou a apresentar comportamentos considerados estranhos em relação à escola. Além de se ter queixado aos pais que, durante um teste, não se conseguiu concentrar porque os colegas do 1.º ano (que fazem parte da mesma turma) estavam a ver "um vídeo com o som muito alto", mais tarde levou um recado num caderno com a frase "Mãe eu menti-te. É melhor conversares comigo que estou a tornar-me numa mentirosa".

O recado terá sido escrito pela menina, mas foi a professora, que é também diretora da escola, que a obrigou a escrevê-lo.

O pai da criança garante ter tentado falar com a professora em questão, mas sem sucesso. A solução foi mudar a filha de escola a pouco menos de dois meses do final do ano letivo.