terça-feira, 09 jun. 2026

Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde renuncia ao cargo após suspeitas da utilização de dinheiros públicos para benefício próprio

Extratos bancários revelam vários milhares de euros gastos durante um ano e meio em tabaco, restaurantes, roupas de marca, entre outros.
Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde renuncia ao cargo após suspeitas da utilização de dinheiros públicos para benefício próprio

Após suspeitas da utilização de dinheiros públicos para benefício próprio, o Presidente da Junta de Vila do Conde, Isaac Braga, apresentou a renúncia ao mandato.

A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias, através de um comunicado do CDS-PP. "Este é um passo que se impunha, face à gravidade dos factos tornados públicos. Contudo, esta decisão não dispensa o necessário apuramento de responsabilidades políticas, nem esclarece as questões que continuam por responder", sublinha o partido no documento enviado.

"Acresce a preocupação de se manter em funções a restante equipa do executivo, o que pode dificultar a necessária mudança de práticas e o restabelecimento da confiança na gestão da Junta de Freguesia. Vila do Conde exige transparência, rigor e respeito pelas instituições", reitera ainda.

Issac Braga é suspeito da utilização de dinheiros públicos em usos pessoais, como revelado pela RTP há duas semanas, onde revelam extratos bancários com 10 mil euros em tabaco, nove mil euros em refeições, 2.500 em compras de supermercado, 115 mil euros em levantamentos indiscriminados, incluindo transferências de MB Way para a sua mulher. Surgem ainda compras de roupas de marca, perfumes e uma massagem.

As suspeitas são de que tudo isto foi pago com dinheiro da junta durante um ano e meio.

Após a emissão da reportagem, Issac Braga publicou um vídeo nas suas redes sociais, onde se garante tranquilo e que "sempre fez tudo em prol da Junta" da qual era presidente.