Relacionados
O calor não vai largar Portugal continental nos próximos dias, com quarta-feira a ser o dia mais quente da semana. Mas já esta terça-feira, as temperaturas podem chegar aos 38/39.º Celsius.
"Para hoje estamos à espera de uma subida da temperatura, em especial da máxima, que pode chegar aos 38/39 graus em zonas do Alentejo, Vale do Tejo e interior", indica a meterologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Alexandra Fonseca, em declarações à agência Lusa.
No litoral oeste, as temperaturas irão subir 6 a 7 graus, em comparação com segunda-feira e, no restante território, 1 a 2 graus.
Quanto às noites, não se espera grande arrefecimento, podendo esperar verdadeiras noites de verão, com temperaturas acima dos 20 graus, sobretudo no interior do país.
"Já estamos em onda de calor em praticamente todo o território. Não é uma situação muito normal [para esta altura do ano], mas não é inédito", sublinha. Segunda-feira foi o sexto dia a contribuir para a onda de calor que se faz sentir na Europa.
Posto este cenário, foram emitidos vários avisos pelo IPMA: "Foram emitidos avisos amarelos que irão iniciar hoje, às 09:00, nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal Portalegre Évora e Beja. O restante território também irá ficar sob aviso de tempo quente a começar amanhã dia 27 [quarta-feira] à exceção de Faro. Este aviso prolonga-se até dia 28 [quinta-feira] com estas temperaturas elevadas", revela Alexandra Fonseca.
Além do calor, poderá sentir poeiras em suspensão na atmosfera, embora menos intensas do que na semana passada.
Como verdadeiro tempo tropical, estão também previstos aguaceiros acompanhados de trovoada e granizo a norte e centro do país na próxima quarta-feira.
"Para já os modelos mostram uma tendência de descida para quinta e sexta-feira. Não sabemos muito bem de quantos graus, mas vamos continuar a ter temperaturas elevadas de 30 a 35 graus", alerta.
O IPMA prevê para os próximos dias perigo de incêndio muito elevado a elevado para várias regiões do país.
O que deve fazer para se proteger:
A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha à regular ingestão de água, evitar a exposição direta ao sol, sobretudo entre as horas de maior radiação, entre as 11h00 e as 17h00, usar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e não ingerir bebidas alcoólicas durante os dias de maior calor.