Montenegro anuncia nova via alternativa à VCI para aliviar trânsito

O plano foi anunciado esta terça-feira após uma reunião entre Luís Montenegro,e os presidentes das Câmaras de Porto e Lisboa, Pedro Duarte e Carlos Moedas.
Montenegro anuncia nova via alternativa à VCI para aliviar trânsito

A cidade do Porto prepara-se para implementar novas medidas para aliviar o trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), incluindo a criação de uma via alternativa que fará a ligação intermédia entre a VCI e a Circular Regional Exterior do Porto (CREP ou A41).

O plano foi anunciado esta terça-feira após uma reunião, de cerca de duas horas, entre Luís Montenegro, e os presidentes das Câmaras de Porto e Lisboa, Pedro Duarte e Carlos Moedas, e será "uma alternativa à VCI, que possa fazer o trânsito entre o Sul e o Norte relativamente à travessia da cidade do Porto", afirmou o primeiro-ministro.

"Poderemos estar na presença da maior transformação de trânsito, de capacidade de escoamento do Porto, da Área Metropolitana, mas da cidade em particular", acrescentou.

Ainda no âmbito da mobilidade no Porto, o primeiro-ministro afirmou ainda estar a ser trabalhada uma “rede complementar à rede de metro, de transporte urbano, sustentável” que seja capaz de "incorporar soluções economicamente viáveis e socialmente compatíveis com o desejo de todos serem beneficiados no território por transportes públicos de qualidade, amigos do ambiente, que possam projetar maior mobilidade."

Pedro Duarte, o presidente da Câmara do Porto, considera que esta medida irá libertar muito trânsito da VCI.

Já no encontro com Carlos Moedas, foram abordados os projetos do novo aeroporto e da terceira travessia do Tejo, entre Algés (distrito de Lisboa) e Trafaria (distrito de Setúbal), que Luís Montenegro considera "estruturantes para a mobilidade na cidade de Lisboa e na Área Metropolitana de Lisboa".

Carlos Moedas abordou ainda necessidade de haver uma maior regulamentação da atividade do transporte TVDE e um "cuidado especial" com o transporte turístico, nomeadamente uma "regulação dos tuk-tuk".

Luís Montenegro sublinhou que o Governo tem "sensibilidade para acolher algumas normas que sejam suscetíveis de aprofundar a regulação deste setor".