Relacionados
A Guarda Nacional Republicana (GNR) tem na estrada uma operação nacional de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos de condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de motociclos.
A operação, denominada "RoadPol – 2 Rodas", decorre até ao próximo dia 7 de junho em todo o território nacional e integra uma iniciativa europeia destinada a promover uma condução mais segura e a reduzir a sinistralidade rodoviária.
Segundo a GNR, a ação pretende "fomentar a consciencialização e promoção de hábitos de condução mais seguros e contribuir para a redução dos acidentes de viação causados por comportamentos agressivos".
Os dados divulgados pela força de segurança revelam que, entre 1 de janeiro e 31 de maio deste ano, foram registadas 1.163 contraordenações envolvendo condutores de motociclos.
Deste total, 216 infrações estão relacionadas com a falta de utilização ou utilização incorreta do capacete de proteção, uma das principais preocupações das autoridades em matéria de segurança rodoviária.
De acordo com a agência Lusa, a GNR considera que estes números demonstram a necessidade de reforçar a fiscalização e as ações de sensibilização junto dos motociclistas, alertando para a importância do cumprimento das regras de segurança.
Capacete continua entre as principais infrações
Ao longo do ano passado, a GNR registou 1.910 contraordenações aplicadas a condutores de motociclos. Dessas infrações, 550 estavam relacionadas com a ausência de capacete ou com a sua utilização incorreta.
Segundo a força de segurança, estes indicadores evidenciam a necessidade de continuar a promover comportamentos responsáveis na condução de veículos de duas rodas.
O uso correto do capacete é considerado um dos fatores mais importantes para reduzir a gravidade das lesões em caso de acidente.
A iniciativa faz parte das operações coordenadas pela RoadPol, organização que reúne forças policiais de trânsito de vários países europeus.
A RoadPol desenvolve ações conjuntas em quatro áreas prioritárias: segurança das estradas, condições dos veículos, comportamento dos condutores e controlo da velocidade.
A GNR integra esta rede europeia desde 2021, participando regularmente nas campanhas internacionais de prevenção e fiscalização rodoviária.