Relacionados
O Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP) unidade de elite da Guarda Prisional, foi esta terça-feira chamado a intervir no Estabelcimento Prisonal de Lisboa (EPL). O Nascer do Sol sabe que a intervenção aconteceu na Ala E, uma das mais problemáticas da prisão, depois de distúrbios entre os reclusos.
O nosso jornal sabe que cerca de 30 reclusos não se queriam deixar fechar nas celas, mas que entretanto a situação establizou. O passo seguinte será uma busca geral nas celas da Ala, em especial nas dos reclusos intervenientes na rixa.
O diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais deslocou-se ao local e os responsáveis pela ocorrência serão alvo de procedimentos disciplinares.
Recorde-se que no final da março a ministra da Justiça garantiu que o EPL vai ser encerrado gradualmente até 2028. Rita Alarcão Júdice adiantou que depois do encerramento da Ala A do EPL em 2026, segue-se em 2027 o encerramento da Ala E, "as duas mais problemáticas" naquela prisão.
(Notícia em atualização)