As disputas entre vizinhos são habituais, sobretudo em terras mais pequenas - conflitos longos, graduais, na maior parte das vezes sobre terrenos.
É este o caso em Barcelos, mais precisamente na freguesia de Galegos Santa Maria. A disputa arrastava-se há mais de 30 anos, tudo por limites de propriedade e utilização de um caminho, de acordo com a o Jornal de Notícias.
O caso chegou a ir a tribunal. O vizinho a quem foi concedida a titularidade do terreno acabou por construir um muro de betão, no dia 21 de maio, que bloqueia o acesso direto à habitação de Manuel Gomes, de 74 anos.
A partir daquele dia, o morador passou a depender de um escadote encostado ao muro para conseguir aceder à rua.
"Estou a sofrer injustamente. A minha esposa desde o dia 21 que nunca mais saiu de casa porque tem problemas de joelhos", lamento Manuel Gomes.
Ainda assim, o vizinho responsável pelo muro continua a justificar-se com a propriedade do terreno. "Ele [Manuel Gomes] sai pela escada porque quer. Se calhar que fazer ginástica. Eu fiquei sem garagem porque tive de fazer a minha entrada, peguei numa marreta, parti o muro, peguei numa pá, tirei a terra e passei. Assunto resolvido", afirma Pedro Gomes.
Neste caso, nem o tribunal terminou a disputa, que, por um lado, tem alguém que está a usufruir do seu direito de propriedade, mas, do outro, tem um casal que vê a sua liberdade de acesso a casa extremamente restrita.