Relacionados
A ministra da Saúde revelou esta quarta-feira que a subida das temperaturas já está a provocar um aumento significativo da procura do Serviço Nacional de Saúde e dos pedidos de assistência ao INEM.
“Nós já lançámos um alerta, naturalmente um alerta de nível 1 em termos do plano de contingência devido a este calor extremo e, neste momento, temos uma procura substancialmente maior”, afirmou Ana Paula Martins.
Segundo a governante, o nível de vigilância das autoridades de saúde aumentou devido às temperaturas elevadas, embora tenha garantido que o SNS está preparado para responder ao aumento da procura.
“Temos o INEM com um número muito considerável de chamadas, de pedidos de apoio por causa do excesso de temperatura que se está a verificar. Mas estamos preparados, naturalmente, muito vigilantes e, hora a hora, a acompanhar a situação”, sublinhou, citada pela agência Lusa.
De acordo com o IPMA, todos os distritos de Portugal continental, exceto Faro, estão sob aviso amarelo devido à persistência de temperaturas elevadas.
O aviso vigora entre as 09h00 desta quarta-feira e as 18h00 de quinta-feira.
Face ao calor intenso, a Direção-Geral da Saúde reforçou as recomendações à população, apelando à ingestão frequente de água — pelo menos 1,5 litros por dia — e à permanência em locais frescos ou climatizados durante duas a três horas diárias.
As autoridades aconselham ainda a evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 17h00 e recomendam o uso de roupa leve e clara, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta.
A DGS alerta especialmente para os riscos associados ao calor extremo em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, grávidas, doentes crónicos e trabalhadores expostos ao exterior.