A Unidade Local de Saúde de São João (ULS São João), no Porto, passou a disponibilizar um sistema de alerta de emergência nos consultórios, permitindo que médicos e enfermeiros acionem um “botão de pânico” virtual em caso de situações de violência ou ameaça.
O sistema chama-se StoPanic e foi revelado esta sexta-feira, com o objetivo de reforçar a segurança dos profissionais de saúde, num contexto em que têm sido registados vários episódios de agressões verbais e físicas em unidades do SNS.
O novo mecanismo funciona de forma digital e pode ser ativado diretamente a partir dos computadores dos consultórios, de forma discreta e rápida.
Em declarações à Lusa, Carlos Ribeiro, o diretor dos Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (STIC) da ULS São João, revela que "a lógica é alguém que está na proximidade aparecer e com isso esvaziar o insuflar da tensão. Há um efeito dissuasor".
Testado desde o segundo semestre do ano passado no Centro de Ambulatório (Consultas Externas), no Serviço de Imunohemoterapia (Banco de Sangue), nas Admissões e Altas, na Unidade de Colheitas (Análises Clínicas), no Hospital de Dia, e no Serviço de Urgência Pediátrica, o StoPanic foi este mês estendido aos cuidados de saúde primários, começando pelo Bonfim.
Só este ano já foram registados cinco "situações reais, nas quais os profissionais se sentiram ameaçados e pressionaram o botão de pânico virtual", disse Carlos Ribeiro à mesma fonte.
Segundo a ULS São João, o sistema não substitui a segurança presencial, mas funciona como uma ferramenta adicional de prevenção e resposta rápida.
A instituição sublinha ainda a importância de criar ambientes mais seguros e de promover o respeito pelos profissionais de saúde.