Relacionados
Um bebé de 10 meses foi internado, esta terça-feira, no Hospital de Vila Franca de Xira depois de um agravamento do estado de saúde provocado por uma infeção por campilobacteriose, bactéria que nas últimas semanas levou também ao diagnóstico de outros casos na região.
O menino, residente no Carregado, apresentava, há cerca de 12 dias, sintomas como febre elevada, diarreia com sangue e sinais de agravamento clínico de dia para dia, tendo acabado por ser internado na unidade de pediatria para vigilância médica. Até ao momento, estava em casa a antibiótico.
Segundo a Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, citada pelo Correio da Manhã, o caso foi comunicado às autoridades de saúde pública e está a ser acompanhado através dos procedimentos epidemiológicos habituais. De acordo com o pai da criança, Isaac Rocha, o menino ficará acompanhado pela mãe, que se encontra grávida.
O outro bebé 2 meses, que também estava internado com campilobacteriose, "teve alta no domingo", revelou a Unidade Local de Saúde (ULS).
A ULS afirma que "não foi identificado qualquer vínculo epidemiológico entre os casos notificados, não existindo qualquer evidência de surto institucional."
A campilobacteriose é uma infeção bacteriana frequentemente associada ao consumo de alimentos contaminados, sobretudo carne de aves mal cozinhada, leite não pasteurizado ou água contaminada.
Os sintomas mais comuns incluem febre, dores abdominais, vómitos e diarreia, podendo em alguns casos surgir sangue nas fezes. Em bebés, idosos e pessoas imunodeprimidas, a infeção pode assumir maior gravidade clínica. Habitualmente, os sintomas duram de 1 a 10 dias.
O caso do bebé agora internado voltou a aumentar a preocupação entre algumas famílias da região, numa altura em que as autoridades de saúde continuam a acompanhar a evolução clínica das crianças afetadas e a investigar possíveis fatores comuns entre os casos registados.