Ativistas do Climáximo pintam fachada da Thales de vermelho em protesto em Oeiras

O coletivo climático deixou tinta vermelha e inscrições na fachada da empresa ligada ao setor da defesa.
Ativistas do Climáximo pintam fachada da Thales de vermelho em protesto em Oeiras

Elementos do Climáximo pintaram esta segunda-feira de vermelho a fachada da Thales, em Paço de Arcos, numa ação de protesto contra a parceria da empresa com a Elbit Systems.

Segundo fonte da PSP em Oeiras, os agentes deslocaram-se ao local pelas 07h05 e confirmaram a ocorrência. Quando chegaram ao edifício, já não se encontrava nenhum ativista no local.

Num comunicado enviado às redações, o coletivo refere que deixou tinta vermelha e escreveu a palavra “genocida” na fachada da empresa, que identifica como uma das principais referências europeias nos setores do armamento, tecnologia e segurança.

Na mesma nota, o movimento justifica o protesto com críticas à indústria militar e à ligação entre conflitos armados e combustíveis fósseis. O grupo defende que o investimento público deve ser direcionado para a transição energética e para áreas como saúde, educação e apoio social.

O Climáximo convocou ainda uma concentração para o próximo dia 15 de maio, ao final da tarde, junto à sede do Governo.