terça-feira, 16 jun. 2026

Após denúncia da família sobre demora no socorro, Ministério Público abre inquérito à morte de mulher de 73 anos em Santarém

O filho da paciente terá ligado quatro vezes para o INEM em 15 minutos.
Após denúncia da família sobre demora no socorro, Ministério Público abre inquérito à morte de mulher de 73 anos em Santarém

Após a denúncia da família da vítima sobre a demora no socorro, o Ministério Público decidiu abrir um inquérito para investigar a morte da mulher de 73 anos em Santarém.

Em causa está uma doente cardíaca cujo filho chamou o 112 por apresentar dificuldades em respirar.

De acordo com o relatado pela SIC Notícias, que cita o filho, o estado de saúde da mãe continuou a agravar-se de forma exponencial. Miguel Pereira terá contactado o 112 quatro vezes num espaço de 15 minutos.

Uma vez que os meios de socorro não chegavam e a mãe acabou por desmaiar, decidiu conduzi-la ele próprio para o Hospital de Santarém, a cerca de menos de um quilómetro da casa onde estavam. A viatura chegou já quando os dois estavam no hospital.

O INEM confirmou que recebeu a primeira chamada às 20h55 de sábado e que a VMER de Santarém foi acionada às 21h10, já depois de outras chamadas devido ao estado de saúde da doente ter piorado. A VMER terá chegado à localização indicada 13 minutos depois, quando os dois já se tinham deslocado ao hospital. A mulher morreu cerca de 10 minutos após a chegada ao hospital.

O INEM garante que não houve falha na resposta prestada, concluindo que os protocolos foram todos cumpridos, não destacando qualquer necessidade para abrir uma investigação interna. A entidade explica que o caso apenas passou para a categoria de prioridade máxima após o quarto telefonema, quando a mulher tinha desmaiado.

As autoridades aguardam agora pelo resultado da autópsia para determinar as causas da morte de Tereza Pereira. A investigação do Ministério Público está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.