terça-feira, 16 jun. 2026

Acidente no Elevador da Glória: família de uma das vítimas pede mais de um milhão de euros de indemnização

O valor da indemnização baseia-se nos múltiplos danos decorrentes do trágico acidente.
Acidente no Elevador da Glória: família de uma das vítimas pede mais de um milhão de euros de indemnização

A família de uma das vítimas do acidente do dia 3 de setembro no Elevador da Glória exige agora uma indemnização de 1.050.000 euros à Carris, à seguradora Fidelidade e à Mntc, sendo esta última a empresa que assegurava a manutenção do elevador.

A vítima era uma das funcionárias da Santa Casa da Misericórdia que teria acabado de sair do trabalho para voltar para casa naquele transporte, que utilizavam regularmente. Completaria 50 anos esta semana.

A informação foi avançada pelo jornal Público, que revela que a ação administrativa formal foi apresentada esta semana pelo marido e filha da vítima no Tribunal Admnistrativo de Círculo de Lisboa. O valor da indemnização baseia-se nos múltiplos danos decorrentes do trágico acidente.

O mesmo jornal refere que a Carris informou que não foi chamada para qualquer ação deste tipo.

Recorde-se que na passada sexta-feira foram realizadas buscas, incluindo domiciliárias, na Carris, bem como na empresa MAIN. Em causa estavam crimes de homicídio por negligência e violação das regras de segurança.

O trágico acidente do dia 3 de setembro de 2025 vitimou 16 pessoas e deixou 22 feridas. Entre as conclusões preliminares do relatório intercalar do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Ferroviários e Aeronáuticos (GPIAAF) estão a utilização de um cabo de tração diferente do previsto, parcialmente desconforme com as especificações técnicas, ruturas progressivas nos pequenos cabos que compunham o sistema e alegadas falhas no controlo da manutenção.