sexta-feira, 12 jun. 2026

Marta Temido sugere lei para vítimas das vacinas da covid-19

A antiga ministra da Saúde Marta Temido admitiu esta quinta-feira a criação de um mecanismo extrajudicial para indemnizar vítimas de reações adversas às vacinas contra a covid-19. A proposta divide os partidos.

A ex-ministra da Saúde admitiu no Parlamento a criação de um mecanismo extrajudicial de indemnização das vítimas de reações adversas às vacinas Covid-19. «Está nas mãos do legislador estabelecer um mecanismo diferente daquele que existe neste momento, em termos de responsabilidade civil», considerou Marta Temido.

Na sua opinião, essa poderá ser uma resposta para casos como o de Leonor Reis, criança de 14 anos que ficou com paralisia cerebral. O PS fecha a porta à sugestão. «O ordenamento jurídico português já prevê os meios de indemnização em caso de dano», declarou a deputada do PS, Sofia Andrade. «O PS manda as famílias litigar contra o Estado, quando nós sabemos que em Portugal isso demora décadas», reagiu Pedro Frazão, do Chega. No entanto, quando era Governo, «não fez o mesmo às farmacêuticas, e até lhes pagou as vacinas não usadas».

O Chega defende um mecanismo extrajudicial de reparação dos lesados, como já existe em dezenas de países. O PSD garante que «o Estado vai continuar ao lado dos cidadãos, cada vez que haja uma consequência grave da vacinação», afirmou a deputada Isabel Fernandes, sem se comprometer com qualquer projeto de lei.