sexta-feira, 05 jun. 2026

Os bastidores da viagem de Montenegro em Berlim com TAP na agenda

Vontade de agendar reunião bilateral era partilhada por ambas as capitais há algum tempo.
Os bastidores da viagem de Montenegro em Berlim com TAP na agenda

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve esta semana em Berlim com o chanceler Friedrich Merz, num encontro que teve como objetivo reforçar o diálogo político e as relações económicas com a Alemanha. O Nascer do SOL sabe que a vontade de agendar a reunião bilateral era partilhada por ambas as capitais há algum tempo e foi possível agendá-la num curto espaço de tempo.

Ao que o nosso jornal apurou, a combinação de uma reunião bilateral foi iniciativa do próprio chanceler alemão, que não apenas pretendia receber o seu homólogo em Berlim, como fazia questão de associar essa visita a um resultado concreto, com potencial futuro. O Nascer do SOL sabe que isso deu um sinal claro por parte de Berlim no que diz respeito à sua vontade de aprofundar o relacionamento com Portugal, o que levou Luís Montenegro a apostar num discurso assente no processo de transformação de Portugal, permitindo apresentar as vantagens comparativas do país para os investidores alemães.

A par dos números que já são conhecidos em relação ao investimento alemão em Portugal, o primeiro-ministro quis chamar a atenção para o caminho que poderá ser seguido no futuro, tendo em conta que a Alemanha se vê a braços com custos crescentes de energia, quando as circunstâncias do relacionamento europeu com a China a obrigam a procurar outros mercados e quando as suas empresas precisam de mão-de-obra altamente qualificada e competitiva, acenando que Portugal é o país em que vale a pena apostar.

Aliás, essa oportunidade foi reconhecida pelo chanceler Merz, quer em público, quer em privado, e as reuniões paralelas que o ministro da Economia manteve em Berlim foram marcadas pela manifestação dessa vontade das empresas alemães em apostar em Portugal. Também o papel político de Portugal na aprovação do acordo com o Mercosul é há muito valorizado em Berlim e Friedrich Merz assinalou que a Alemanha deve aproveitar o conhecimento e a experiência de Portugal naquela zona do mundo para aproveitar em pleno das oportunidades daquele acordo.

A reunião decorreu num ambiente de grande proximidade, permitindo abordar assuntos mais sensíveis, que são normalmente reservados para contactos diretos entre líderes, como a privatização da TAP. Montenegro aproveitou ainda para sensibilizar o chanceler alemão para questões essenciais no plano europeu e transatlântico, como o próximo quadro financeiro da UE e a preparação da Cimeira da NATO. E os sinais que recolheu foram positivos – Berlim é sensível às preocupações portuguesas.