Luís Montenegro foi reeleito presidente do Partido Social Democrata (PSD) com 94,8% dos votos nas eleições diretas realizadas este sábado, reforçando a sua liderança à frente dos sociais-democratas para um novo mandato de dois anos.
De acordo com os resultados divulgados pelo Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, o atual primeiro-ministro, que concorreu sem oposição interna, obteve 14.467 votos, num total de 15.261 votos apurados. Registaram-se ainda 525 votos em branco e 269 votos nulos. Dos 56.868 militantes inscritos, participaram na votação pouco mais de 15 mil, o que corresponde a uma taxa de abstenção superior a 70%.
Segundo o Jornal de Notícias, numa mensagem de vídeo divulgada após a reeleição, Montenegro assegurou que o Governo está focado "em não defraudar as expectativas que foram criadas" e afirmou que "Portugal é um exemplo na Europa e é uma referência no mundo, ao nível da estabilidade económica, da estabilidade financeira e da estabilidade social."
O próximo momento importante para os sociais-democratas será o 43.º Congresso Nacional do PSD, agendado para os dias 20 e 21 de junho, em Anadia. Nesse encontro serão eleitos os restantes órgãos nacionais do partido e debatidas as linhas estratégicas que orientarão a ação política dos sociais-democratas nos próximos anos.
Com uma vitória sem oposição e uma percentagem próxima dos 95%, Luís Montenegro reforça assim a sua liderança interna e inicia um novo mandato à frente do PSD com um dos resultados mais expressivos registados em eleições diretas do partido nos últimos anos.