O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira o reforço dos comandos metropolitanos da Polícia de Segurança Pública (PSP) em Lisboa e Porto com 200 novos agentes para cada cidade.
O anúncio e Luís Montenegro foi feito após uma reunião com os presidentes das câmaras municipais de Lisboa e Porto, na qual o chefe do Governo destacou a segurança como um dos temas centrais da governação e da cooperação com as autarquias.
Segundo Montenegro, os novos agentes resultarão de dois cursos de formação, que deverão terminar no final do primeiro semestre e no final do ano, respetivamente.
O objetivo, sublinhou, é reforçar a presença policial nas ruas e melhorar a resposta às necessidades de segurança pública nas duas maiores áreas urbanas do país.
O Governo já tinha dado luz verde à contratação de mais 180 polícias municipais — 100 em Lisboa e 80 no Porto —, reforçando a cooperação entre forças de segurança e autarquias.
Paralelamente, será reforçado o patrulhamento do corpo de intervenção da PSP em zonas consideradas de maior incidência criminal.
O Executivo está também a preparar uma reorganização interna dos serviços da PSP nas cidades de Lisboa, Porto e Setúbal, com o objetivo de libertar cerca de 500 agentes para funções de patrulhamento de rua.
“Queremos libertar mais agentes para funções policiais de rua e aumentar a presença da polícia nas ruas”, afirmou o primeiro-ministro.
A medida inclui ainda o desenvolvimento de soluções tecnológicas destinadas a reduzir tarefas administrativas e burocráticas, permitindo que os agentes concentrem mais tempo em operações no terreno.
O Governo enquadra este reforço como parte de uma estratégia mais ampla de valorização da segurança pública, considerada essencial para o bem-estar, qualidade de vida e atratividade económica das principais cidades portuguesas.