Relacionados
O primeiro-ministro Luís Montenegro sublinhou esta quinta-feira que acredita que a seleção nacional tem tudo para ganhar o Mundial 2026 de futebol, considerando que Portugal "tem muitos desportistas que são os melhores do mundo".
“Assumimos, sem rodeios, que somos candidatos a poder ganhar o Campeonato do Mundo. Temos muitos desportistas que são os melhores do mundo. Este é um alento à nossa capacidade enquanto país, de podermos pensar que, em todas as áreas de atividade, com espírito de equipa, superação e vitória, conseguimos fazer coisas que os outros ainda não fizeram. É um exemplo nacional que, muitas vezes, o desporto dá corpo”, afirmou na sessão de abertura da conferência “Bola Branca”.
Montenegro sublinha a "mentalidade vencedora" do desporto português e apela a que essa se estenda a todas as áreas. "Fizemos um investimento nunca antes feito no desporto. Nós somos um país que ainda pratica pouco desporto. Estamos na ‘cauda’ da Europa e temos um caminho longo a percorrer. Não é obrigatório que o investimento se traduza em resultados, mas, para haver resultados, tem de haver investimento”, sublinhou ainda.
Neste contexto, referiu o ciclismo de pista, com o velódromo de Sangalhos a possibilitar duas medalhas em Jogos Olímpicos. “O ciclismo de pista é a melhor forma de explicar que investir é o caminho para se poder alcançar sucesso. O facto de termos um velódromo não nos permite dizer que teremos muitas medalhas, mas sem aquele equipamento ninguém consegue aprimorar o seu talento”, referiu.
O Mundial 2026 de futebol começa no dia 11 de junho e termina a 19 do mês seguinte. É o primeiro de sempre com 48 seleções, o maior número da competição.