Relacionados
O Irão anunciou a suspensão das negociações de paz com os Estados Unidos após os mais recentes ataques de Israel ao Líbano, avançou a agência estatal iraniana, citada pela agência Reuters.
"Dada a continuação dos ataques do regime israelita no Líbano, e tendo em conta que o Líbano constituía uma das condições prévias para um cessar-fogo (...) a equipa de negociação iraniana está a suspender as conversações e as trocas de mensagens através dos mediadores”, anunciou a agência iraniana.
Teerão mantém a posição de recusar quaisquer conversações caso os ataques no Líbano continuem.
Também esta segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai realizar uma reunião de emergência na sequência da tomada da fortaleza de Beaufort, no sudeste do Líbano, pelo exército israelita.
Recorde-se que o clima de tensão entre Israel e o Hezbollah, organização islâmica do Líbano, dura há muito tempo, tendo-se intensificado ultimamente, apesar da suposta trégua, em vigor desde o dia 17 de abril.
O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, sublinhou que o objetivo será "destruir o poder do Hezbollah" e "garantir a segurança das comunidades no norte de Israel".
As condições do suposto acordo que estaria prestes a ser alcançado entre os EUA e o Irão mantêm-se desconhecidas.