A jornalista luso-americana Mariana Van Zeller venceu na noite de quinta-feira sete Emmys com a quinta temporada da sua série documental do National Geographic "Na Rota do Tráfico".
"Quando descobri que Trafficked não seria renovada, me permiti ficar triste por um minuto. Mas, na maior parte do tempo, estou cheia de gratidão", pode ler-se na descrição da publicação da jornalista no Instagram, onde acrescenta: "Sei que o nosso setor está a enfrentar tempos difíceis. Mas "Na Rota do Tráfico" deu-me uma grande motivação. E a certeza de que, se estivermos rodeados de pessoas boas com uma missão em comum, tudo é possível".
"Na Rota do Tráfico" (ou "Trafficked with Mariana van Zeller") é uma aclamada série documental e de jornalismo investigativo criada e apresentada por Mariana van Zeller. A produção explora o funcionamento interno dos mercados negros e das redes criminosas mais perigosas do mundo, tendo já entrevistado traficantes, contrabandistas, cibercriminosos e as próprias autoridades.
Em cada episódio, Mariana Van Zeller tenta compreender e mostrar como funciona a economia paralela e as redes criminosas, acompanhando traficantes, forças policiais e pessoas envolvidas nestes conflitos.
A série documental recebeu 25 nomeações para a cerimónia, mantendo-se pelo terceiro ano consecutivo como a série de jornalismo de investigação mais nomeada.
As reportagens sobre tráfico de noivas no Vietname e sobre os maiores cartéis do mundo são as mais destacadas nos prémios, em categorias como Ciência e Tecnologia, Clima e Ambiente, Contexto Social, Investigação e Realização.
"Na Rota do Tráfico" já era detentora de outros Emmys, incluindo nas categorias de Economia e Negócios, Vídeo Jornalismo e Edição, sendo uma das produções documentais da National Geographic mais premiada.