Relacionados
O Serviço Federal de Segurança da Rússia anunciou ter descoberto e desmantelado uma alegada operação de espionagem estrangeira que utilizava programas informáticos instalados em telemóveis de altos funcionários russos para recolher informações consideradas sensíveis.
Num comunicado divulgado através do seu portal oficial, o FSB afirma que a operação teria sido conduzida por serviços de informações estrangeiros e visava a obtenção de dados estratégicos através da infiltração de dispositivos móveis utilizados por responsáveis do Estado.
Segundo as autoridades russas, o software permitia recolher informações armazenadas nos equipamentos, monitorizar comunicações e captar áudio e vídeo do ambiente em redor dos dispositivos.
De acordo com o FSB, os sistemas utilizados na operação exploravam também funcionalidades tecnológicas que permitiam obter dados de geolocalização dos utilizadores.
As autoridades russas alegam ainda que a ação beneficiava de recursos técnicos associados a grandes empresas internacionais de tecnologia, embora não tenham identificado qualquer empresa ou país envolvido.
Em alguns casos, os alegados serviços de informações estrangeiros terão conseguido aceder a conteúdos armazenados nos equipamentos visados.
"Podemos afirmar que esta foi uma operação sofisticada, com consequências de longo alcance e riscos graves, envolvendo a coordenação de vários países", indicou o FSB no comunicado.
A entidade não apresentou, contudo, detalhes técnicos adicionais nem identificou os alegados responsáveis pela operação.
Moscovo reforça alertas sobre segurança digital
Na sequência da divulgação do caso, as autoridades russas voltaram a alertar para os riscos associados à partilha de informação sensível através de telemóveis e outros dispositivos eletrónicos.
O FSB recomendou prudência na utilização destes equipamentos para tratar assuntos considerados confidenciais ou relacionados com a segurança nacional.
A questão da segurança dos dispositivos móveis utilizados por funcionários públicos tem sido tema recorrente na Rússia nos últimos anos, sobretudo após o agravamento das tensões geopolíticas entre Moscovo e os países ocidentais.
Em março de 2023, vários meios de comunicação internacionais avançaram que o governo russo estaria a ponderar restringir ou proibir a utilização de telemóveis da marca Apple, incluindo modelos iPhone, por funcionários públicos e membros da administração estatal.
Na altura, as autoridades russas negaram oficialmente a existência de qualquer proibição generalizada, embora tenham sido adotadas medidas de reforço da segurança digital em diversos organismos públicos.