Relacionados
As autoridades de saúde francesas confirmaram, esta segunda-feira, o primeiro caso de hantavírus no país relacionado com o surto associado ao navio cruzeiro MV Hondius, que continua a mobilizar equipas médicas em vários continentes.
Segundo a ministra da saúde francesa, Stéphanie Rist, trata-se de uma mulher que fazia parte de um grupo de cinco cidadãos franceses que seguiam a bordo do navio, e que foram foram repatriados este domingo. Os outros quatro cidadãos testaram negativo.
A mulher encontra-se em estado considerado grave e está internada.
Foram, ainda, identificados 22 casos de contacto em França de pessoas infetadas com hantavírus. Segundo o Correio da Manhã, oito das 22 pessoas seguiam no voo de 25 de abril entre Santa Helena e Joanesburgo, e os outros 14 viajaram entre Joanesburgo e Amsterdão. Todos os cidadãos foram instruídos a ficar em isolamento.
Esta segunda-feira os Estados Unidos também confirmaram o primeiro caso de um cidadão norte-americano.
O surto de hantavírus no navio cruzeiro MV Hondius, que partiu da Argentina rumo a Cabo Verde, já causou três mortes e há vários casos suspeitos em diferentes países.
Apesar da preocupação inicial, a OMS e as autoridades de saúde pública têm insistido que o risco para a população em geral permanece baixo. Ainda assim, continuam em curso operações de rastreamento de contactos e vigilância sanitária.