Relacionados
Um surto de norovírus infetou mais de uma centena de pessoas a bordo de um cruzeiro que navega ao largo das Bahamas e que deverá regressar esta segunda-feira à Florida, nos Estados Unidos.
De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americanos, 102 passageiros e 13 membros da tripulação do Caribbean Princess apresentaram sintomas associados ao vírus, nomeadamente vómitos e diarreia, num total de 115 casos confirmados.
Perante a propagação da infeção, a tripulação reforçou os procedimentos de limpeza e desinfeção em várias áreas do navio, isolou os passageiros afetados e articulou medidas com as autoridades de saúde para limitar novos contágios.
Segundo a plataforma de monitorização CruiseMapper, o cruzeiro deverá atracar em Port Canaveral, perto de Orlando, no dia 11 de maio. A bordo seguem 3.116 passageiros, o que significa que o surto atinge cerca de 3% das pessoas em viagem.
O norovírus é apontado pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos como uma das principais causas de gastroenterite aguda no país. A transmissão pode ocorrer por contacto direto com pessoas infetadas, ingestão de alimentos ou bebidas contaminados e também através do contacto com superfícies onde o vírus esteja presente.