“Esta é a Radio Caroline. Suspendemos a nossa programação normal até aviso em contrário, como uma demonstração de respeito formal devido à morte de Sua Majestade, o Rei Carlos III” - foi assim que a Radio Caroline deixou os seus ouvintes em sobressalto.
Tudo aconteceu durante a tarde desta terça-feira, de acordo com o relatado pelo The Telegraph, devido a um alegado erro informático que levou a que o sistema da rádio ativasse o protocolo previsto para o caso da morte de um monarca.
Após o suposto anúncio, tocaram "música adequada ao momento", sublinharam que órgãos de comunicação social teriam confirmado a informação e colocaram ainda o hino nacional do Reino Unido.
A situação obrigou a um posterior pedido de desculpas do direitor da rádio. "Devido a um erro informático no nosso estúdio principal, o protocolo Morte do Monarca, que todas as estações britânicas têm pronto embora esperem não ter de aplicar, foi acidentalmente ativado na tarde de terça-feira, anunciando por engano que sua majestade tinha morrido”, começa por descrever Peter Moore. "A Radio Caroline ficou depois em silêncio, como seria requerido, o que nos alertou para a necessidade de voltar à programação e emitir um pedido de desculpas no ar. Esta estação tem tido a satisfação de transmitir as mensagens de Natal da Rainha e agora do Rei, e espera fazê-lo por muitos anos”, sublinhou, reptindo um pedido de desculpa "ao Rei e aos nossos ouvintes por qualquer sofrimento causado".