quinta-feira, 11 jun. 2026

Menina de dois anos morre após pai ter-se esquecido dela dentro do carro

Criança ficou várias horas no interior da viatura num dia de calor intenso. Caso está a chocar Espanha.
Menina de dois anos morre após pai ter-se esquecido dela dentro do carro

Uma menina de dois anos morreu na localidade espanhola de Brión, na Galiza, depois de ter permanecido durante horas dentro do carro do pai, que se terá esquecido de a deixar na creche antes de seguir para o trabalho. O caso foi avançado pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.

Segundo a publicação galega, o pai saiu de casa na manhã de quarta-feira com os dois filhos no automóvel. Primeiro deixou o filho mais velho na escola e deveria depois levar a criança mais nova à creche, num trajeto habitual da família.

Uma chamada telefónica durante o percurso terá levado o homem a distrair-se e a seguir diretamente para o trabalho, sem se aperceber de que a menina continuava no banco traseiro do veículo. O pai estacionou junto ao negócio da família e trabalhou durante toda a manhã e parte da tarde sem notar a presença da criança no automóvel.

As temperaturas elevadas registadas ao longo do dia terão agravado a situação, provocando desidratação severa na menor.

O alerta foi dado por volta das 15h00, quando a mãe se deslocou à creche para ir buscar a filha e percebeu que a criança nunca tinha chegado ao local. Os pais chamaram de imediato os serviços de emergência e a menina ainda foi transportada para o centro de saúde de Bertamiráns, no município vizinho de Ames, mas acabou por entrar em paragem cardiorrespiratória e morrer.

A tragédia provocou forte consternação em Brión. O município decretou dois dias de luto oficial e anunciou um minuto de silêncio para esta sexta-feira, ao meio-dia, na praça do concelho.