Relacionados
Uma menina de dois anos morreu na localidade espanhola de Brión, na Galiza, depois de ter permanecido durante horas dentro do carro do pai, que se terá esquecido de a deixar na creche antes de seguir para o trabalho. O caso foi avançado pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.
Segundo a publicação galega, o pai saiu de casa na manhã de quarta-feira com os dois filhos no automóvel. Primeiro deixou o filho mais velho na escola e deveria depois levar a criança mais nova à creche, num trajeto habitual da família.
Uma chamada telefónica durante o percurso terá levado o homem a distrair-se e a seguir diretamente para o trabalho, sem se aperceber de que a menina continuava no banco traseiro do veículo. O pai estacionou junto ao negócio da família e trabalhou durante toda a manhã e parte da tarde sem notar a presença da criança no automóvel.
As temperaturas elevadas registadas ao longo do dia terão agravado a situação, provocando desidratação severa na menor.
O alerta foi dado por volta das 15h00, quando a mãe se deslocou à creche para ir buscar a filha e percebeu que a criança nunca tinha chegado ao local. Os pais chamaram de imediato os serviços de emergência e a menina ainda foi transportada para o centro de saúde de Bertamiráns, no município vizinho de Ames, mas acabou por entrar em paragem cardiorrespiratória e morrer.
A tragédia provocou forte consternação em Brión. O município decretou dois dias de luto oficial e anunciou um minuto de silêncio para esta sexta-feira, ao meio-dia, na praça do concelho.