segunda-feira, 08 jun. 2026

Governo iraniano promove casamentos para casais dispostos a morrer no conflito com os Estados Unidos

As imagens dos casamentos foram transmitidas na rede pública de televisão iraniana numa tentativa de "elevar a moral" durante o conflito no Médio Oriente.

O Irão recebeu uma vaga de casamentos nas ruas na noite da passada segunda-feira, mas com uma particularidade: os casais que aderiram a este programa do governo declararam a sua disposição para sacrificar as suas vidas no conflito no Médio Oriente.

Foram centenas de casais que aceitaram as condições do Estado iraniano em relação à iniciativa de "auto-sacríficio" e se casaram em várias praças importantes de Teerão. Entre as diversas formas de sacrificar a vida perante o conflito com os EUA está, por exemplo, a formação de correntes humanas do lado de fora das usinas de energia, de acordo com o The Times of Israel.

As imagens das cerimónias mostram centenas de casais a chegar às respetivas praças em jipes militares, com armamento montado, balões e uma enorme imagem do líder supremo iraniano Mojtaba Khamenei entre o casal. Os casamentos foram assistidos por milhares de pessoas nas ruas iranianas, com flores para os noivos.

"Certamente, o país está em guerra, mas os jovens também têm o direito de se casar", afirmou uma jovem iraniana ao lado do noivo em declarações à agência de notícias iraniana Mehr, que estima que o programa tenha recebido 110 casais.

As imagens dos casamentos foram transmitidas na rede pública de televisão iraniana numa tentativa de "elevar a moral" durante o conflito no Médio Oriente, numa altura em que as negociações de paz parecem não ter resolução e o presidente norte-americano, Donald Trump, continua com as ameaças de novas ações militares.