Nova Iorque é uma cidade conhecida pelas suas peculiaridades - mas grupos de homens a sair de esgotos é um novo mundo.
Esta prática está a atingir tal dimensão que o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD) emitiu um comunicado onde partilha informações sobre os casos, onde informam que uma equipa da Unidade de Serviços de Emergência, em cooperação com autoridades ambientais, está a investigar os sistemas de esgoto. No entanto, garantem desde já que não há qualquer ameaça à saúde pública.
“A Polícia de Nova Iorque, para garantir que não havia qualquer ameaça ao público, enviou os seus agentes altamente qualificados da Unidade de Serviços de Emergência para o sistema de esgotos, a fim de se certificar que nada de perigoso tinha sido deixado para trás pelos suspeitos”, pode ler-se no comunicado das autoridades.
A primeira denúncia chegou na noite da passada quinta-feira, quando um morador relatou ter visto um grupo de pessoas e remover uma tampa do esgoto e a entrar lá dentro. Só terão saído cerca de três horas depois. Na sexta-feira, a polícia de Nova Iorque voltou a receber outra denúncia de madrugada de outro grupo a fazer exatamente o mesmo.
O motivo pelo qual estes grupos estão a ser vistos a entrar dentro dos esgotos ainda é um mistério. Um alto funcionário das forças de segurança, citado pela NBC News, revelou que a principal teoria se foca na busca por "objetos de valor que acabam nos sistemas de esgoto", de acordo com a nota.
Já há vídeos a serem partilhados nas redes sociais que mostram vários grupos de homens a entrar e a sair da rede de condutas de saneamento, sempre durante a noite. Ainda não é claro se se trata de apenas um grupo isolado ou se é uma prática que se estende a outros grupos.
Um pora-voz do Departamento de Proteção Ambiental (DEP) alerta para a ilegalidade e riscos desta prática. "Podem conter inúmeros perigos, incluindo gases nocivos e potencialmente mortais, superfícies instáveis, riscos de inundação e espaços confinados”, alerta, citado pela BBC. “As pessoas não devem entrar nunca num tubo, esgoto, sarjeta, câmara de inspeção ou emissário”, reiterou