Relacionados
Espanha confirmou na noite de segunda-feira um novo caso confirmado de Hantavírus. Trata-se de um dos passageiros do navio MV Hondius, onde terá começado o surto.
O doente está agora em isolamento no Hospital Gómez Ulla, em Madrid, segundo informa o Ministério da Saúde espanhol na rede social X.
Na publicação, a mesma entidade de saúde garante que o diagnóstico foi feito num teste PCR durante "controlos periódicos" e que o paciente esteve "sob vigilância clínica e isolamento" desde a sua admissão, "portanto, não altera a situação de risco para a população em geral nem modifica as medidas de resposta epidemiológica atualmente em vigor".
Recorde-se que este é o segundo passageiro espanhol a testar positivo para a infeção por Hantavírus: há duas semanas, um outro cidadão testou positivo à chegada ao hospital para fazer uma quarentena de 42 dias.
A origem do surto dentro do navio MV Hondius permanece desconhecida. A OMS suspeita que a primeira contaminação tenha ocorrido antes do início da expedição no cruzeiro, a 1 de abril, uma vez que o neerlandês de 70 anos, primeiro passageiro a morrer, começou a apresentar sintomas logo no dia 6 de abril.