quarta-feira, 10 jun. 2026

Cinco polícias morrem em colisão com camião-cisterna no País Basco

Cinco agentes da Polícia Foral de Navarra morreram esta quarta-feira num violento acidente rodoviário no País Basco, quando a carrinha oficial em que seguiam colidiu com um camião-cisterna
Cinco polícias morrem em colisão com camião-cisterna no País Basco

Cinco agentes da Polícia Foral de Navarra morreram na manhã desta quarta-feira numa colisão rodoviária ocorrida na autoestrada AP-8, na zona de Elgoibar, em Gipuzkoa, no País Basco, Espanha.

As vítimas pertenciam à Brigada de Intervenção da polícia regional navarra e seguiam numa carrinha oficial quando o veículo colidiu com um camião-cisterna, num acidente cujas circunstâncias permanecem por esclarecer.

Segundo vários meios de comunicação espanhóis, o acidente ocorreu cerca das 9h15 locais (8h15 em Portugal continental), no sentido de Bilbau.

Os cinco agentes morreram no local devido à violência do embate.

Polícias seguiam para uma ação de formação

Fontes do Governo de Navarra indicaram que os agentes estavam a deslocar-se para uma sessão de formação na base de Iurreta, no País Basco, quando ocorreu o acidente.

O condutor do camião-cisterna sofreu ferimentos e foi transportado para uma unidade hospitalar. Até ao momento, não foram divulgadas informações sobre o seu estado de saúde.

O sinistro mobilizou um vasto dispositivo de emergência, incluindo equipas médicas, bombeiros e forças de segurança. Na sequência da colisão, a autoestrada AP-8 foi encerrada em ambos os sentidos durante várias horas.

A investigação foi entregue à Ertzaintza, a polícia autonómica do País Basco, que está a apurar as circunstâncias em que ocorreu a colisão.