quinta-feira, 11 jun. 2026

Brasil. Autoridades de saúde investigam duas possíveis infeções por ébola: ambos os pacientes estiveram em países africanos

Os dois pacientes continuam em isolamento e sob observação médica até que as suspeitas do vírus ébola sejam totalmente descartadas.
Brasil. Autoridades de saúde investigam duas possíveis infeções por ébola: ambos os pacientes estiveram em países africanos

Suspeitas de infeção de ébola no Brasil em dois pacientes obrigam a uma investigação das autoridades de saúde. Ambos estiveram recentemente em países africanos.

Recorde-se que o surto desta variante de ébola se tornou proeminente após milhares de casos na República Democrática do Congo, tendo-se estendido ao Uganda. A Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde pública internacional.

Em São Paulo, de acordo com a CNN Brasil, o paciente de 37 anos testou positivo para meningite. Tinha estado na República Democrática do Congo recentemente, país que enfrenta uma epidemia deste vírus, com mais de 220 mortes sob investigação. Quando chegou à unidade de saúde brasileira, estava em estado grave "com diarreia, desorientação e rápida piora clínica, sendo necessária a intubação", de acordo com a nota citada pela CNN.

“Há confirmação laboratorial da bactéria causadora da meningite meningocócica pelo Instituto Adolfo Lutz, dentro do processo de diagnóstico diferencial. Ainda assim, a investigação para Ebola permanece em andamento até a conclusão das análises específicas”, informou Regiane de Paula, coordenadora da Coordenadoria de Controle de Doenças.

Já no Rio de Janeiro, o segundo homem terá recebido diagnóstico de malária. Esteve recentemente no Uganda, que regista um aumento preocupante do número de casos do vírus. As autoridades de saúde revelam que o homem chegou à unidade de saúde com diarreia, calafrios e tosse.

Ainda assim, ambos continuam em isolamento e sob observação médica até que as suspeitas do vírus ébola sejam totalmente descartadas.