terça-feira, 16 jun. 2026

Agente da Guarda Civil morre durante operação de desembarque dos passageiros de navio com surto de Hantavírus

O agente fazia parte da equipa de autoridades espanholas que estavam em coordenação com a OMS para o desembarque seguro dos passageiros e tripulação.
Agente da Guarda Civil morre durante operação de desembarque dos passageiros de navio com surto de Hantavírus

Um dos agentes da Guarda Civil que participou na operação de desembarque dos passageiros e tripulantes do MV Hondius, navio de cruzeiro onde surgiu um surto mortal de hantavírus, morreu na noite de domingo, em Tenerife.

De acordo com o anúncio das autoridades espanholas, o homem de 62 anos terá morrido após um ataque cardíaco enquanto estava a trabalhar no porto de Granadilla de Abona, nas ilhas Canárias. Os meios de socorro tentaram ainda manobras de reanimação, mas sem sucesso.

"Sinto-me profundamente triste pela morte de um agente da Guarda Civil em Tenerife", pode ler-se na publicação do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que estaria a coordenar a operação entre as autoridades e a organização. Tedros agradece ainda pelo trabalho das autoridades e lamenta a morte à família, amigos e colegas do agente.

A ministra da Saúde espanhola, Monica García, que tem estado diretamente envolvida nas operações que envolvem o MV Hondius, e o ministro do Interior, Fernando Grande-Maslarska, lamentaram também a morte do homem, destacando o trabalho desenvolvido por ele e a "educação absolutamente louvável" que sempre demonstrou.