quinta-feira, 11 jun. 2026

Trânsito regressa à Avenida D. Carlos I após dois anos de obras da Linha Circular do Metro

A circulação automóvel na Avenida D. Carlos I, em Lisboa, será retomada esta quinta-feira após mais de dois anos de condicionamentos devido às obras da futura estação de Santos da Linha Circular do Metro
Trânsito regressa à Avenida D. Carlos I após dois anos de obras da Linha Circular do Metro

A circulação rodoviária na Avenida D. Carlos I, em Lisboa, será retomada na manhã desta quinta-feira, 28 de maio, após a conclusão das principais intervenções associadas à construção da futura estação de Santos da Metropolitano de Lisboa.

O Metropolitano de Lisboa informou que o trânsito automóvel será restabelecido a partir das 10h00, depois de terminados os trabalhos realizados na zona do Largo Vitorino Damásio, entre a Rua da Boavista e a Rua D. Luís I.

Com a reposição da circulação, será também retomada a operação das carreiras da Carris 706, 727, 774NFS e 67B a partir de 28 de maio, enquanto a carreira 25E voltará ao percurso habitual a partir de 1 de junho.

Segundo o Metropolitano de Lisboa, esta reposição foi articulada entre a empresa, a Carris e a Câmara Municipal de Lisboa.

A circulação na avenida que liga Santos à Estrela estava suspensa desde 26 de abril de 2023, devido às obras de expansão da rede do metro na zona ocidental da cidade.

Na altura, o Metropolitano previa que a reabertura ocorresse no final de dezembro de 2024, considerando os trabalhos “decisivos” para a concretização da futura estação de Santos.

As intervenções fazem parte do prolongamento da rede entre a estação do Rato, da Linha Amarela, e o Cais do Sodré, da Linha Verde, projeto que prevê a criação da futura Linha Circular do metro de Lisboa.

O plano inclui a construção de novas estações na Estrela e em Santos, numa expansão que deverá acrescentar cerca de dois quilómetros à rede do metropolitano.

De acordo com o Metropolitano de Lisboa, a entrada em funcionamento da Linha Circular continua prevista para o primeiro trimestre de 2027.

A empresa defende que a nova linha permitirá reforçar a oferta de transporte público na capital, melhorar a ligação entre diferentes zonas da cidade e reduzir os tempos de deslocação dos passageiros.