Penacova cria garrafa de água que não tem “V de Volta”. Nova embalagem escapa à taxa por 10 cl

Nova embalagem da Água das Caldas de Penacova fica acima do limite abrangido pelo sistema de depósito e reembolso. Marca garante que a decisão “não foi, de forma alguma, fugir ao valor de depósito”.
Penacova cria garrafa de água que não tem “V de Volta”. Nova embalagem escapa à taxa por 10 cl

A entrada em vigor do sistema de depósito e reembolso de embalagens trouxe uma nova realidade para quem compra bebidas em Portugal, mas uma marca de água mineral acaba de lançar um produto que fica fora do sistema Volta. A Água das Caldas de Penacova colocou no mercado uma garrafa de 3,1 litros, capacidade que a deixa excluída da taxa adicional aplicada às embalagens até três litros.

Nas redes sociais, a marca destacou precisamente esse detalhe ao apresentar o novo formato.

"Conheça a nossa nova embalagem de 3,1 litros, a mais versátil do mercado! Use à mesa, no trabalho ou no ginásio, cabe no frigorífico e não tem que pagar um depósito para a comprar", lê-se na apresentação do produto nas redes sociais.

O novo formato da garrafa pode levantar dúvidas sobre uma eventual estratégia para escapar ao sistema SDR. Mas, a empresa rejeita essa interpretação.

“O objetivo do lançamento deste novo formato não foi, de forma alguma, ‘fugir ao valor de depósito’, nem tampouco subverter o sistema do SDR”, afirmou Patrícia Saraiva, responsável de marketing e comercial da marca, em declarações ao ECO.

A responsável explica que o desenvolvimento desta embalagem já estava previsto há vários anos e só avançou agora após investimentos numa nova linha de produção que permitiu criar formatos de maior dimensão.

De acordo com a marca, o objetivo passa por responder a consumidores com necessidades diferentes, nomeadamente famílias e utilizadores com maior consumo de água.

Confrontada com o facto de a marca chamar a atenção para o detalhe de o novo formato escapar à taxa, a responsável garantiu ao ECO que o objetivo era apenas alertar os consumidores para o facto de a reciclagem da embalagem continuar a ser feita através do sistema tradicional (SIGRE).