Relacionados
Depois do E-Lar, chegou um novo programa de incentivos criado pelo Governo português que prevê descontos na compra de eletrodomésticos novos. A medida deverá entrar em vigor no final deste ano, a 1 de dezembro.
Como funciona o novo programa?
O apoio do executivo será atribuído na forma de desconto direto, aplicado na hora da compra. Deverá aplicar-se à compra de equipamentos da mesma categoria que o eletrodoméstico antigo que vai substituir, embora as lojas aderentes possam permitir a utilização do desconto noutro tipo de eletrodoméstico.
São também as lojas aderentes que devem garantir a recolha, armazenamento e encaminhamento dos aparelhos usado para centros de tratamento autorizados.
E se a entrega for feita mais tarde?
Neste caso, deverá receber o reembolso no máximo de cinco dias úteis após a validação na loja aderente.
O programa abrange todos os eletrodomésticos?
Frigoríficos, arcas congeladoras, aparelhos de ar condicionado e televisores: são estes os eletrodomésticos que devem ser abrangidos pelo sistema. Dentro destes, o desconto pode variar:
Até 35 euros de desconto por aparelhos de ar condicionado
Até 25 euros por frigoríficos e arcas congeladoras
Até 20 euros por televisores
O programa será financiado pelo Fundo Ambiental nos primeiros dois anos - depois disso, os custos serão suportados pelos produtores de equipamentos de eltrodomésticos.
Qual o objetivo da medida?
A iniciativa, publicada em Diário da República no dia 15 de maio, tem como objetivo promover a reciclagem e combater o mercado paralelo de equipamentos usados.