quinta-feira, 11 jun. 2026

José Azevedo Pereira assume liderança no Montepio

O antigo diretor da Autoridade Tributária e ex-presidente do EuroBic substitui, assim, Pedro Leitão na presidência da comissão executiva que já se sabia que não iria ser reconduzido.
José Azevedo Pereira assume liderança no Montepio

José Azevedo Pereira já assumiu hoje a liderança executiva do Banco Montepio, no novo mandato dos órgãos sociais para 2026-2029.

O antigo diretor da Autoridade Tributária e ex-presidente do EuroBic substitui, assim, Pedro Leitão na presidência da comissão executiva que já se sabia que não iria ser reconduzido.

Recorde-se que o gestor e a mutualista tinham mantido algumas divergências, designadamente sobre os dividendos que o banco paga à casa-mãe.

Ainda em campanha para a liderança da Mutualista, Virgílio Lima chegou a admitir que o «banco [Montepio] tem potencial de remuneração maior», reconhecendo que tem a expectativa de que os dividendos subam nos próximos anos. Agora, ao Nascer do SOL, disse apenas que tem uma proposta para o novo mandato e que esta «contemplará renovação, mas também continuidade entre os atuais membros», que irá seguir «trâmites próprios, não podendo, como tal, nesta fase ser tornada pública».

A nova Comissão Executiva conta ainda com Ângela Barros, Isabel Silva, José Carlos Mateus, Nuno Carvalho e Manuel Domingues, este último com início de funções em 1 de junho.