José Azevedo Pereira já assumiu hoje a liderança executiva do Banco Montepio, no novo mandato dos órgãos sociais para 2026-2029.
O antigo diretor da Autoridade Tributária e ex-presidente do EuroBic substitui, assim, Pedro Leitão na presidência da comissão executiva que já se sabia que não iria ser reconduzido.
Recorde-se que o gestor e a mutualista tinham mantido algumas divergências, designadamente sobre os dividendos que o banco paga à casa-mãe.
Ainda em campanha para a liderança da Mutualista, Virgílio Lima chegou a admitir que o «banco [Montepio] tem potencial de remuneração maior», reconhecendo que tem a expectativa de que os dividendos subam nos próximos anos. Agora, ao Nascer do SOL, disse apenas que tem uma proposta para o novo mandato e que esta «contemplará renovação, mas também continuidade entre os atuais membros», que irá seguir «trâmites próprios, não podendo, como tal, nesta fase ser tornada pública».
A nova Comissão Executiva conta ainda com Ângela Barros, Isabel Silva, José Carlos Mateus, Nuno Carvalho e Manuel Domingues, este último com início de funções em 1 de junho.