Vários clientes da Galp continuam a receber faturas acumuladas com valores elevados, após atrasos prolongados na emissão da faturação. Segundo a empresa, a situação teria ficado resolvida em março.
Os problemas começaram a ser reportados por consumidores no final de 2025, altura em que vários clientes deixaram de receber regularmente as faturas de eletricidade e gás. Em muitos casos, os atrasos prolongaram-se durante vários meses, levando agora ao envio de contas acumuladas com valores significativamente superiores ao habitual.
A origem da situação estará relacionada com a “alteração de sistemas de faturação” da empresa, explicou o co-presidente executivo da Galp João Diogo Marques da Silva, questionado pela Lusa, o que resultou em constrangimentos na emissão das faturas e dificuldades no atendimento ao cliente.
Segundo o co-presidente, os clientes foram avisados de que poderia haver “alguma instabilidade no processo de faturação durante um determinado período”, com “a possibilidade de fazer um faseamento do pagamento caso houvesse um atraso no nível das próprias faturas”.
"Evidentemente, não podemos recuperar de forma abrupta uma situação que no final do ano passado envolveu alguns milhares de clientes", afirmou João Diogo Marques da Silva, salientando que a situação "tende a estabilizar".
A empresa garante, contudo, que a situação foi regularizada em março devido à estabilização de chamadas para os ‘call centers’, contudo continuam a surgir relatos de clientes que dizem ainda estar a receber faturação acumulada relativa a meses anteriores.