O fim de semana de Rolland-Garros foi marcado pelas declarações sexistas proferidas pelo tenista paraguaio Adolfo Daniel Vallejo. Agora, será obrigado a pagar uma multa de 65 mil euros, segundo divulgado pela diretora do Grand Slam, Amélie Mauresmo.
"Ele recebeu uma multa de 65 mil euros, cerca de metade do seu prémio monetário. É algo que, claramente, não é aceitável para nós, para o torneio, para a Federação e que vai além do torneio. Esse tipo de discurso não tem lugar aqui", justificou Mauresmo.
Em causa estão declarações relacionadas com a arbitragem da brasileira Ana Carvalho. "Este tipo de encontro deve ser arbitrado por um homem. É muito difícil para uma mulher fazê-lo. Deve ser arbitrado por um homem, porque é um público muito exigente, é preciso ter muita força para enfrentar o público", disse Vallejo após a derrota frente ao francês Moïse Kouame na segunda ronda do Grand Slam. Depois da polémica, pediu desculpa publicamente.
O valor da multa é metade do prémio monetário que recebeu na competição, que ronda os 130 mil euros.