quarta-feira, 10 jun. 2026

"Este tipo de jogos deve ser arbitrado por um homem": Vallejo gera polémica com comentário sexista após derrota em Roland Garros

Tudo aconteceu após a derrota frente ao jovem, de nacionalidade francesa, Moise Kouamé.
"Este tipo de jogos deve ser arbitrado por um homem": Vallejo gera polémica com comentário sexista após derrota em Roland Garros

Uma derrota em cinco sets no torneio de Roland Garros transformou-se numa das maiores polémicas da edição deste ano.

O tenista paraguaio Adolfo Daniel Vallejo está a ser alvo de críticas depois de ter questionado a capacidade da árbitra brasileira, Ana Carvalho, para controlar um encontro marcado pela pressão do público francês.

Tudo aconteceu após a derrota frente ao jovem, de nacionalidade francesa, Moise Kouamé, de 17 anos, num encontro disputado perante um ambiente particularmente intenso e favorável ao tenista da casa. No final da partida, Vallejo manifestou o seu descontentamento com a arbitragem e com o comportamento dos adeptos presentes nas bancadas.

"Este tipo de jogos deve ser arbitrado por um homem, é muito difícil que uma mulher tenha força para ir contra um público tão intenso.", afirmou.

As palavras do paraguaio desencadearam uma onda de críticas nas redes sociais e no circuito profissional, com vários comentadores e adeptos a classificarem a declaração como sexista e discriminatória.

A organização já reagiu

Os responsáveis pelo torneio condenaram as declarações e anunciaram uma sanção disciplinar ao atleta.

Em comunicado, a organização sublinhou que a competência de um árbitro não depende do género, mas sim da sua preparação, experiência e capacidade de gestão dos encontros ao mais alto nível competitivo.

A posição foi igualmente encarada como uma demonstração de apoio à árbitra brasileira Ana Carvalho, que esteve responsável pela condução da partida.

O atleta já pediu desculpas

Perante a dimensão da polémica, Vallejo acabou por recuar nas declarações e apresentou um pedido de desculpas nas redes sociais.

O tenista explicou que falou sob forte emoção depois de um encontro extremamente desgastante e garantiu que não pretendia desrespeitar a árbitra nem colocar em causa o seu profissionalismo.