Relacionados
A Polícia Nacional de Espanha recuperou duas pinturas a óleo do século XVII que estavam desaparecidas há quase um século, depois de terem sido emprestadas para a Exposição Ibero-americana de Sevilha e nunca mais devolvidas.
Segundo um comunicado divulgado pelas autoridades espanholas esta segunda-feira, as obras fazem parte da decoração do retábulo principal da igreja do Hospital dos Veneráveis Sacerdotes, em Sevilha.
As peças, duas pinturas a óleo sobre madeira de pinheiro, foram realizadas pelo pintor espanhol Lucas Valdés e tinham sido cedidas em 1929 para integrar a Exposição Ibero-americana organizada na cidade andaluza.
No entanto, após o encerramento do certame, em 1930, as obras nunca regressaram ao local de origem, tendo-se perdido o seu rasto durante décadas.
As pinturas foram agora identificadas num catálogo de leilão, o que levou a arquidiocese de Sevilha a apresentar uma denúncia às autoridades.
Na sequência da investigação, a polícia apreendeu as obras poucos dias antes de serem colocadas à venda e devolveu-as posteriormente ao arcebispado de Sevilha.
Segundo a Polícia Nacional, a restituição das pinturas ocorreu após “uma mediação” com os detentores das obras, sem que tenham sido divulgados mais detalhes sobre a forma como chegaram à posse privada.
A recuperação das peças é vista pelas autoridades espanholas como um importante caso de preservação e restituição de património histórico e artístico desaparecido.