quarta-feira, 10 jun. 2026

Proprietário agrícola Luís Dias suspende greve de fome

O proprietário agrícola, que estava em greve de fome há quase um mês, suspendeu o protesto, após ter recebido vários apoiantes e de ter conversado com Marcelo Rebelo de Sousa.
Proprietário agrícola Luís Dias suspende greve de fome

Luís Dias, que esteve 28 dias em greve de fome frente ao Palácio de Belém, vai suspender o protesto "contra a indiferença destrutiva do Estado".

A eurodeputada socialista e ex-candidata presidencial Ana Gomes, bem como o ativista e ex-presidente da associação Transparência e Integridade, João Paulo Batalha, visitaram Luís Dias, que falou também com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. As conversas, e a promessa de receção no Palácio de Belém, levaram Luís Dias a suspender a greve, conforme anunciou na rede social Twitter.

O proprietário agrícola, conta o jornal Público, apresentou, em 2015, uma candidatura na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), com o objetivo de obter ajudas financeiras para uma exploração de amoras na Quinta da Zebreira, em Castelo Branco. A candidatura acabou por ser recusada por, segundo o DRAPC, não existirem garantias bancárias.

Ainda assim, Luís Dias não se deu por vencido, e recorreu ao Tribunal de Contas Europeu, que lhe deu razão, ao afirmar que as garantias bancárias não podiam ser exigidas.

Depois da candidatura falhada, Luís Dias voltou a ver dias cinzentos. Em 2017, a DRAPC voltou a negar ajudas financeiras após o mau tempo ter causado estragos na sua exploração.

Mais uma vez, depois de recorrer da decisão, o Ministério da Agricultura acabou por decidir a favor de Luís Dias, garantindo que a exploração na Quinta da Zebreira poderia ter tido acesso aos apoios financeiros do Estado.