terça-feira, 16 jun. 2026

Nova Zelândia intercepta dois navios que pescavam ilegalmente na Antárctida

A Marinha da Nova Zelândia interceptou dois navios que pescavam ilegalmente numa zona protegida da Antárctida, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Murray McCully.
Nova Zelândia intercepta dois navios que pescavam ilegalmente na Antárctida

Os navios, que navegavam com bandeira da Guiné Equatorial, são "muito conhecidos, cometeram repetidas infracções e quanto à sua propriedade, foram vinculados no passado a interesses espanhóis", disse McCully em comunicado.

"Alertámos o Governo espanhol da nossa acção", acrescentou o ministro. 

Os dois navios foram recentemente interceptados pelo navio neozelandês Wellington numa zona do oceano Antárctico gerida pela Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárcticos (CCAMLR, em inglês).

Lusa/SOL