'Otelo' abre nova temporada do D. Maria II

A peça "Otelo", de William Shakespeare, abre na quinta-feira a temporada do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) que projecta apresentar cerca de 25 títulos até Julho de 2015, além de diversas actividades paralelas.
'Otelo' abre nova temporada do D. Maria II

"Otelo" é apresentado no âmbito do programa Gulbenkian Próximo Futuro e do Festival Santiago a Mil.

A programação nas duas salas do TNDM -- a Estúdio e a Garrett -- inclui textos de Raul Brandão, Molière, Luidgi Pirandello, Pier Paolo Pasolini e Martim Pedroso, entre outros.

A tragédia "Shakespeare" abre o cartaz da sala Garrett e "A Farsa", de Raul Brandão, pela associação Karnat abre, no dia 25, a da sala Estúdio.

Luís Castro, da associação Karnat, disse hoje que Raul Brandão é um autor que "retrata a portugalidade de forma justa".

Esta peça é apenas interpretada por Sara Carinhas.

A companhia Teatro da Cornucópia volta a colaborar com o TNDM, com a apresentação de "Pílades", uma tragédia de Pier Paolo Pasolini, encenada por Luís Miguel Cintra e que sobe à cena na sala Garrett em Outubro.

Em Janeiro assinala-se o regresso ao palco do Nacional do actor Diogo Infante no papel de "Cyrano de Bergerac", uma peça de Edmond Rostand, encenada por João Mota, director do D. Maria II e que conta no elenco com Virgílio Castelo, João Grosso e Joana Cotrim, entre outros.

Hoje, na apresentação da programação, João Mota enfatizou a importância do ensino artístico nas escolas e da sua ligação às áreas da cultura.

"O ensino artístico faz muita falta nas escolas", disse, defendendo que o teatro e a educação artística proporcionam aos mais novos "instrumentos fundamentais para o crescimento", como a improvisação, a espontaneidade e até o conhecimento da linguagem corporal.

"Chegou o tempo de se pensar seriamente no papel do ensino artístico na educação. O teatro, enquanto arte de afectos, ensina-nos a trabalhar e a respeitar o outro", sublinhou João Mota.

Esta ideia foi também defendida pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que esteve presente no início da apresentação da temporada 2014/2015 do TNDM.

Barreto Xavier adiantou que ia ficar "pouco tempo na sessão", invocando assuntos de agenda, mas considerando que a sua presença pretende "dar um sinal e dar a cara pelo serviço público de cultura", mas realçou que "não se deve confundir com interferência na programação".

Lusa/SOL